sábado, 27 de outubro de 2007

Câmeras em Semáforos ajudam a controlar o trânsito

Rodrigo Basniak

O desrespeito aos semáforos de Maringá, sempre foi motivo de preocupação para as autoridades e cidadãos. Alguns projetos foram lançados com intuito de melhorar o transito, entre eles está a instalação de cameras nos principais cruzamentos da cidade.
Segundo Gilberto Purpur, diretor técnico da SETRAN, o desrespeito por parte dos condutores com relação ao avanço de sinal vermelho, deve-se à falta de fiscalização ocorrida durante muito tempo. Com a municipalização do trânsito, somente a Policia Militar fazia a fiscalização, quando seu maior dever seria combater a criminalidade.
Até a SETRAN estruturar-se a fim de controlar o trânsito maringaense, o condutor foi criando hábitos, entre eles, o avanço do sinal vermelho. Agora, o objetivo da SETRAN é reeducar esse condutor.
Para isso, além das campanhas educativas, como o “Pare na faixa”, foram instaladas câmeras que inibem o motorista a avançar o sinal, e parar em cima da faixa de pedestres.
Para o agente Municipal de Trânsito, Cleverson José Pinheiro, essas câmeras tem dado resultados positivos, pois os condutores tinham o costume de avançar quando faltavam dois toques vermelhos, e as câmeras tem inibido esses condutores.
Já estão em processo de licitação mais 10 câmeras de controle de sinal vermelho, e 20 equipamentos de combate ao excesso de velocidade, que devem estar funcionando até o fim do ano.

3 comentários:

Axpiradao disse...

Fabrica de multas, não resolve nada o transito... Gostaria de saber se, quando eu estiver passandoe parar em um semaforo monitorado, se alguma autoridade de transito estará lá para me proteger de um possivel assalto?...
Pois, se eu ficar parado corro o risco de ser assaltado e se eu avançar o sinal, sou assaltado pelo municipio!!! kkkk Comedia

Axpiradao disse...

Uma idéia seria a organização do transito de maringá principalmente na area central... onde, só seria permitido o trafego de veiculos leves, acredito que já exista alguma legislação sobre, mas isso não abrange os ônibus (tccc), que transformaram um caos o centro de maringá,. O transporte na area central ( av. brasil, no trecho entre as praças do peladao e rocha pombo), deveriam ser feitos apenas por micro-ônibus ou vans, essa ultima uma modalidade ainda não implantada em maringá. Outra ideia e já discutida seria a retirada das escamas na area central... Mas em contra partida deve-se criar areas publicas, ou privadas, de estacionamento... Uma ideia seria a construção de garagens, edificios de vagas para suprir a deficiencia de vagas para estacionar. Afinal de contas quando vc estaciona no centro de maringá, de qualquer forma tem que pagar, hora a zona verde, hora o MALDITO flanelinha... então, melhor pagar um estacionamento, onde seu veiculo ficara protegido e segurado... Na cidade falta estacionamento (publico ou pago) no centro, se tivesse mais, seria melhor pois o motorista não ficaria circulando a procura de vagas... tumultuando ainda mais o transito..
Mas, onde seria construido?.. Talvez possamos usar as praças, ou parte delas, pois ultimamente elas só estão sendo usadas como reduto de drogados, traficantes e desocupados... utilização essa longe do seu proposito, o lazer...
Outra proposta seria que, o SETRAN,.. os marronzinhos, trabalhassem após as 18hs..., pois,, se eles trabalham após esse horario me digam, pois eu nunca vi... a não ser quando são convocados para organizar algum evento extra.. Fora isso,, eles só aparecem quando vc não precisa deles... Deveriam ter uma postura mais atuante... fiscalizando mesmo... Em todos os horarios, inclusive de madrugada.. E não apenas desse modo que está...
Acredito que se os marronzinhos trabalhassem mais, em mais horarios existiria uma maior fiscalizaçao do transito, conseguentemente uma maior ARRECADAÇAO...(rsrs)

Anônimo disse...

Ao contrário do que disse o "aspiradão" as câmeras de semáforo representam mais segurança e uma forma correta de fiscalizar o trânsito de veículos e pessoas. Através das imagens das câmeras, até mesmo a criminalidade poderá diminuir, bastando para isso, que a Polícia possa monitorar as ruas por meio dessas câmeras. Parabéns Maringá!