sexta-feira, 16 de maio de 2008

Respeito é bom e os estudantes e moradores da Zona 7 gostam

Wil Scaliante

Estou profundamente incomodado, faz tempo que venho lendo vários blogs de Maringá, e percebo um certo descaso para com os estudantes universitários.

Uma coisa é fato, os abusos como as festas barulhentas na Zona 7 tem de acabar, mas para isso não é necessário agredir a imagem do estudante muito menos proibir o lazer deste.

Parece-me que há algo muito maior incomodando as autoridades. Quanto ao cidadão, creio eu, que exista um pré-conceito em relação ao estudante.

Muitos em Maringá tem uma imagem supérflua do universitário, acredita-se que este é um jovem irresponsável que só quer saber de festa, bebida, drogas e sexo. Sou universitário e não me enquadro neste perfil. Na realidade conheço poucos que se enquadrem neste perfil, e quando digo poucos são poucos mesmo.

O que é certo, é que todo estudante quer se divertir, tomar sua cerveja rodeado de amigos em volta de uma mesa de bar. Porém querem proibir a cerveja nos bares perto das Universidades. Uma discussão cabível. Mas pense bem, isso não afeta a liberdade do estudante, de escolher onde beber sua cerveja? Não afeta liberdade do comerciante de vender um produto legalizado em seu estabelecimento? Isso não seria censura?

Não quero me aprofundar quanto às drogas ilegais, estas, em qualquer lugar ou situação tem de ser combatidas.

Fala-se em sarau dentro da UEM, em principio me parece uma boa solução. Com o estudante se divertindo dentro da Universidade, as festas residências que incomodam vizinhos irão diminuir ou incomodar menos. Porém não freqüentei ainda um destes saraus, farei o possível para ir no próximo, e darei meu parecer sobre o mesmo.

Em fim o que quero dizer, é que não pode-se aceitar este tipo de preconceito para com os estudantes. Uma maioria está sendo prejudica por uma minoria.

Eu digo não a cesura, eu digo não abordagem violenta da policia, eu digo não ao preconceito, eu digo não ao estudante baderneiro; mas eu digo sim ao espírito jovem, eu digo sim as festas organizadas e eu digo sim pra quem acredita na nossa juventude.

Obs: O Controvérsias, programa da RUC FM 94.3Mhz, trará essa discussão no dia 24 de maio. É imperdível. “Controvérsias a polêmica em pauta”. O programa vai ao ar nos domingos às 11hrs da manhã e tem horário alternativo quinta-feira às 15hrs. O endereço do programa na web é www.radiocesumar.br/conroversias

Nenhum comentário: